terça-feira, 5 de abril de 2011

Tipos de pele negra

A pele negra, por mais resistente que possa parecer, também pode sofrer se não for adequadamente tratada.
Um dos problemas mais recorrentes nas peles negras ou mulatas são as manchas que ocorrem porque as células que produzem o pigmento de nossa pele (a melanina) costumam trabalhar produzindo um pigmento maior e em quantidade superior na pele negra. Mesmo esse pigmento protegendo a pele negra de raios solares e, consequentemente, de possíveis tumores, qualquer disfunção elevada pode levar ao aparecimento de manchas.
As principais causas para o aparecimento de manchas em peles negras são: excesso de sol, acne e manchas conhecidas como melasma (causadas por algum estímulo hormonal como anticonceptivos ou gestação, por exemplo). A melhor forma para evitá-las é utilizando filtro de proteção solar 8 no dia a dia (a partir de 15 na praia), ou pelo uso de bloqueadores físicos, como é o caso de chapéus e bonés".
Além das manchas, a pele negra tem o problema de apresentar diferentes tonalidades pelo corpo. Isso acontece em todos os tipos de pele, mas na negra, por ser mais escura, o problema é evidenciado. Para se livrar disso você pode tomar alguns cuidados básicos para o dia a dia como: uma boa hidratação, esfoliações periódicas (de duas a três vezes por semana) e uso de proteção solar".
Fora as manchas, o aparecimento de quelóides também é bastante comum em pessoas negras. Isso se dá porque o tecido produzido pelo organismo para cicatrização da pele é muito maior em negros, por conta do próprio organismo.
Para isso, alguns truques de maquiagem podem ser aplicados. As melhores tonalidades de cores para o tipo de pele são: para olhos cores como o bronze, dourado e grafite. Nas bochechas, o ideal é utilizar um blush rosa escuro, bem fechado. Para os lábios, evite o rosa claro e o vermelho. Tons de vinho ficam bem melhores.
Quanto ao tipo de maquiagem, não há uma específica para esse tipo de pele. O importante é usar na pele negra uma base seca, porque esse tipo de pele costuma ser muito oleosa. Evite bases oleosas e use pó translúcido.  Prefira bases com efeito mate, que evita o excesso de brilho e procurar um tom mais próximo possível da cor natural da pele.
Fonte: Dossiê da Pele Negra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário